Tipos de curtimento de couro

Tudo indica que processos primitivos de curtimento do couro já aconteciam desde antes de 10.000 a.c. e eles foram evoluindo a medida que a sociedade passou a utilizar esse material cada vez mais.


O curtimento é um processo que transforma um material perecível em uma matéria prima nobre que possui diversas aplicações. Sua função é modificar a estrutura molecular do colágeno fazendo com que ela fique menos suscetível à hidrólise e, consequentemente, a se degradar.


Existem outros métodos de curtimento pouco difundidos que, embora não tenho muita propriedade para falar sobre eles, também não são relevantes por aqui (ainda). Dois meios de se curtir couro, que também são os responsáveis pela maior parte da produção dele, são: curtimento em taninos vegetais (substância presente em sementes, frutos e cascas de árvores) e o curtimento em sais de cromo.


O curtimento em taninos vegetais é um processo demorado e leva em torno de 6 semanas para ser feito. Sabe aqueles indícios de que já se curtia couro por volta de 10.000 A.C.? Claro que eram muito rudimentares mas são eles que levam o curtimento em tanino vegetal a ser um dos métodos mais antigos que se conhece de curtimento. O resultado desse processo é o que comumente chamamos de "couro atanado".


Com a aplicação em larga escala na indústria moveleira, automotiva, calçadista e outras se fez necessário o desenvolvimento de uma técnica que fosse mais rápida (e mais barata) de se produzir couro. Desenvolvido no século 19, o curtimento em sais de cromo é um método capaz de curtir o couro em apenas um dia e, por essa rapidez, é um dos métodos mais difundidos hoje.


E assim como se usa uma determinada liga de aço para vigas e outra para latarias de carros, diferentes fermentos para diferentes massas e proporções diferentes dos mesmos ingredientes resultam em diferentes tipos de cervejas, as características finais de cada artigo são determinadas por, além da minha habilidade, a matéria prima que está sendo utilizada.

28 visualizações

Regência - Artigos em couro confeccionados à mão

*Para produção, os pedidos são postados em até 10 dias úteis

Contato:

thiago@regencia.art.br

(27)998 813 571

Thiago de Faria Custodio

127.910.297-70

Av. Cachoeiro de Itapemirim, 1931. Linhares - ES

Já que chegou até aqui, se inscreva na minha lista de e-mail :)